O que é Guild of Guardians: conheça o game que vem por aí

            O Guild of Guardians ainda nem teve lançada sua versão oficial, mas já agita a comunidade de fãs de games play-to-earn e NFTs. E são muitas as razões para tamanho burburinho. Por exemplo, trata-se de um jogo RPG, um formato que está no mercado há muitos anos, mas não perde popularidade entre os gamers.

            Isso sem falar na jogabilidade simples, na dinâmica para conquista de recompensas, na possibilidade de começar a jogar gratuitamente e por aí vai. Enfim, não é pouco o potencial do Guild of Guardians. Tanto que seus idealizadores têm a pretensão de torná-lo o RPG mais popular do planeta.

            E aí, deu para empolgar? Então continue com a gente. Neste artigo, você vai ficar muito melhor informado sobre esse game que promete conquistar muitos adeptos – aliás, muito mais do que já conquistou.

O que é Guild of Guardians

Como funciona o Guild of Guardians

O que é Immutable X

Qual é o token nativo do Guild of Guardians

Quem criou o Guild of Guardians

Conclusão

O que é Guild of Guardians

            O Guild of Guardians é um game RPG – quando o jogador assume um personagem em primeira pessoa em um mundo de fantasia – de ação multiplayer em Immutable X. Com previsão de lançamento da versão definitiva ainda para 2022, o jogo está disponível por enquanto em uma “demo pré-alfa”. Mas só alguns usuários selecionados pelos criadores da plataforma têm acesso.

            Mas para se ter uma ideia de como o game – que faz lembrar muito os populares RPG Diablo e Dungeons and Dragons – causa frisson, sua primeira venda da NFT Founder já esgotou, acarretando um lucro de US$ 4,6 milhões.

            Inicialmente, o jogo fica disponível para smartphones, com as plataformas iOS e Android. E como é free-to-play, é possível começar a jogar sem um investimento inicial.

            Sim, não precisa pagar para começar a jogar. E o melhor: dá para ganhar dinheiro. Por ser um game play-to-earn – traduzindo, “jogue para receber” – o Guild of Guardians trabalha com NFTs, sigla para token não fungível.

            Estes tokens são ativos digitais, colecionáveis, únicos e exclusivos, que valem dinheiro e não podem ser copiados ou adulterados por conta de uma tecnologia chamada blockchain. Então, se você comprou um NFT, ele é somente seu.

            No caso do Guild of Guardians, NFTs são equipamentos, personagens e grupos que fazem parte da economia do ecossistema do game.

pré Alpha Guild of Guardians

Como funciona o Guild of Guardians

            No Guild of Guardians, a proposta é reunir uma equipe de heróis para explorar territórios hostis, como, por exemplo, masmorras, onde o gamer se depara com adversidades, como criaturas terríveis, armadilhas e outras surpresas mais.

            Para se sair bem nessas tarefas – e consequentemente conquistar recompensas – é necessário treinar seus heróis. Cada um deles têm 240 de potência, total que vai sendo gasto à medida em que as missões vão sendo cumpridas. Para adentrar as masmorras, por exemplo, você gasta 10 de energia. Mas não se preocupe: a cada dia, essa carga total é recuperada.

            “Mas como se ganha dinheiro com o Guild of Guardians”, você deve estar se perguntando. Se seu desempenho nessas missões for satisfatório, você é recompensado com a moeda do game. De posse de uma boa quantidade dela, você pode fazer o que achar melhor, inclusive procurar uma Exchange para convertê-la em moeda fiduciária.

Pre Alpha Guild of Guardians

O que é Immutable X

            Imaginamos que no início deste artigo, você tenha notado a presença do termo “Immutable X”. Pois bem, vamos falar um pouco mais dessa ferramenta para dimensionamento de camada 2 para NFTs na blockchain Ethereum, onde o Guild of Guardians foi desenvolvido.

            Nesta blockchain, há limitações como iliquidez, baixa escalabilidade e uma experiência lenta de desenvolvedores. A promessa da Immutable X é acabar com essas questões. Com ela, por exemplo, os usuários vão ter a oportunidade de criar e distribuir ativos, como tokens ERC-20 e ERC-721, em grande escala.

            A Immutable X, inclusive, é apontada para especialistas como a “blockchain NFT” padrão para um futuro não muito distante. Para isso, a tecnologia precisa alcançar a velocidade de transação prometida de mais de 9.000 tps.

Qual é o token nativo do Guild of Guardians

            O token nativo do Guardians of Guild é o GOG (Guild of Guardians). O jogador recebe unidades de GOG – que está cotada em R$0.8981, segundo a CoinMarket Cap – caso tenha uma boa performance. 

            Com a criptomoeda, é possível realizar diferentes ações. Por exemplo, gastar com a mineração de novos ativos ou outras compras; votar em decisões do próprio jogo, pois trata-se também de um token de governança; ou, como já mencionado, trocar por dinheiro de verdade.

Quem criou o Guild of Guardians

            O Guild of Guardians é um game da empresa ucraniana Stepico Games. A estimativa é que a corporação tenha mais de 100 funcionários em seu quadro.

            Para colaborar com a criação do projeto, a Stepico Games convidou desenvolvedores que trabalhavam em outras companhias especializadas, como a Ubisoft e a Electronic Arts.

Conclusão

            Mesmo sem ter sua versão oficial já lançada, o Guild of Guardians já apresentou qualidades que o credenciam a ser um dos mais populares games do mercado. Por exemplo, uma jogabilidade semelhante a de outros jogos do tipo RPG que já fazem sucesso; o fato de ser free-to-play; e o token nativo valioso e de caráter de governança.

            Além disso, tem a inovadora parceria com a Immutable X, que promete trazer uma série de vantagens para o gamer que ele não costuma encontrar em games play-to-earn.